segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Elias e a Crise

Elias e a crise
I Rs 16:29-33 e I Rs 17

O texto que lemos faz um resumo do reinado de Acabe, um homem totalmente contrário à Palavra de Deus, que governou Israel por 22 anos. Em seus dias, Deus levantou Elias para opor-se a ele e desafiar o povo a voltar aos caminhos do Senhor.
Elias provavelmente não queria estar morando em Israel, governada por um ímpio depois do outro, e vivendo o auge de seu ministério sob o governo de Acabe, um dos mais perversos reis de Israel. O profeta possivelmente gostaria de viver em Judá, sob a liderança de Asa, um rei justo e temente a Deus, e principamente de Josafá, seu sucessor, outro homem de Deus, sensível à direção profética (I Cr 17:3-9). Mas o Senhor o queria lá, confrontando os adoradores de Baal. Numa das horas mais negras de Israel, brilhou a luz do ministério de Elias. Elias viveu em tempo de crise. Crise espiritual, política, econômica e ministerial. É interessante que a Bíblia nos informa que Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos (Tg 5:17-18), mas ele orou. Sua história está na Bíblia para nos ensinar. Vamos ver alguns aspectos da crise e como o Senhor cuidou de Elias neste tempo.
Crise espiritual e política: Acabe foi um dos piores reis de todos os tempos. Ele adorava Baal, o “deus da tempestade, o senhor das nuvens de chuva”. Com sua autoridade política e seu mau exemplo, Acabe joga a nação de Israel nas trevas espirituais. Elias é enviado por Deus para confrontá-lo (I Rs 17:1), e o profeta decreta seca em Israel. A seca veio provar que Baal não era deus coisa nenhuma. O Senhor trouxe e tirou a seca quando bem entendeu. A seca também nos fala da necessidade de avivamento daquele povo. É interessante que a chuva só vem anos depois, após um avivamento. Elias enfrenta a crise política e Deus o usa para envergonhar o rei pecador. Nossa postura quanto às autoridades políticas deve ser de submissão e oração; nunca de rebeldia e maledicência. Além disto, hoje podemos usar o voto e o confronto pelos meios legais.
Crise econômica: a seca traz a escassez. Elias não deixa de ser afetado pela crise (I Rs 17:2-6). Mas Deus cuida dele! A crise leva o profeta a uma vida de dependência total e diária de Deus. Ele experimenta a provisão do Senhor em meio a sequidão. O princípio que aprendemos aqui é que Deus sempre vai suprir nossas necessidades! Ele prometeu fazer isto. Pode não ser do seu jeito preferido, mas Deus vai te suprir. Quando os homens se vêem em aperto, Deus mostra aos seus filhos que estão em sintonia com Ele meios criativos de receberem seu sustento. O segredo é a intimidade e a obediência ao Senhor. Pode secar o canal, mas a fonte jamais! Deus tem um riacho pra você, e ele já mandou alguns corvos cuidarem de você! A questão é: você vai estar lá quando eles chegarem?
Crise ministerial: as coisas pioram! O riacho seca. Deus manda Elias sair da terra de Israel e ir para Sidom, a pátria de Jezabel (!) para ser sustentado por uma viúva! Tem como piorar?! Agora é que o profeta está mesmo por fora! Mas ele obedece, e encontra uma viúva que parece ter algum conhecimento de Deus. Elias foi mandado por Deus para salvar a vida daquela mulher e a de seu filho. Ela iria comer a semente como pão. Elias ensina a mulher a semear no Reino de Deus e experimentar a provisão sobrenatural do Senhor. E as coisas vão bem por algum tempo, até que um dia... o menino morre! Até Elias questiona tamanho sofrimento. Mas ele ora e o garoto ressuscita! É a primeira ressurreição na Bíblia. Como resultado, o ministério de Elias ganha um novo nível de reconhecimento da parte daquela mulher. O princípio aqui é que nosso ministério na verdade não é nosso, é de Deus. E Ele às vezes nos põe em lugares onde não queremos estar, para abençoarmos outras pessoas. E o que fazemos? Murmuramos? “não foi isto que Deus me prometeu!” “Acho que devo ter feito algo de errado” ou “Deus se esqueceu de mim”. Ou fazemos o melhor para Deus onde estamos, crendo que estamos no centro de sua vontade? Se escolhermos a segunda opção, o Senhor vai nos usar de modo sobrenatural para abençoarmos a pessoas que nunca imaginamos, e vai levar nosso ministério a um nível que jamais sonhamos!

Você tem passado por crise? Tem questionado o Senhor? Hoje é tempo de você voltar a depender dele, e crer que Ele tem o melhor pra sua vida, mesmo em tempos de crise. A crise é um tempo de Deus para você se aproximar dEle.
I Rs 18:1 – Deus decreta o fim da seca! Mas isto veremos domingo que vem!

Um comentário: