quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O CAMINHO PARA O PAI.

Jo 14: 1-15

As pessoas hoje querem resultados, objetivos, metas, querem o doping; Jesus propõe um caminho. As pessoas querem ilusão, fantasia, second life, silicone, maquiagem, anestesia, álcool, drogas, efeitos especiais, o “me engana que eu gosto”, “se me der prazer, não importa se é mentira”; Jesus propõe a realidade, a verdade. As pessoas querem experiências; Jesus oferece a vida.
Os judeus se referiam aos cinco livros de Moisés como Caminho, Verdade e Vida. Alguns dizem também que assim eram chamados o átrio, o santo lugar e o santíssimo lugar do tabernáculo.
Pode-se também ver uma revelação gradual em Jo 14:6: algumas pessoas começam a andar pelo caminho, vão conhecendo a verdade e finalmente encontram a vida.
Ninguém vem ao Pai senão por mim. Existem vários caminhos para Jesus, mas só Ele é o caminho para o Pai.

Como os filhos acabam por se tornarem parecidos com os pais no caráter, no comportamento, nas palavras.
Jesus declara que quem o vê, vê o Pai. Trazendo isto para nossa realidade, precisamos entender que a paternidade é definidora em nossa personalidade. Vivemos uma geração órfã, carente de pais. Os pais muitas vezes são omissos, ausentes, abusivos, opressores.
Precisamos na igreja de pais que assumam seu papel com dedicação, para formar filhos saudáveis. Que exerçam seu amor de forma prática, consistente. Os princípios a seguir são aquilo que os pais devem legar aos filhos, e são válidos para pais biológicos e espirituais:

1. Modelo: hábitos, conduta, sexualidade...
2. Proteção
3. Limites
4. Disciplina
5. Missão

Homens, sejam pais de seus filhos. Sejam pais dos mais novos na fé.
Uma palavra para as mulheres: deixem seus maridos serem pais. Para os avós: deixem seus filhos serem pais. Ofereçam consultoria, não intervenção.
Filhos, honrem seus pais, naturais e espirituais. Se você é uma flecha, seu pai é o arqueiro.
Ml 4:6!!!

Pr.Onésimo Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário