terça-feira, 9 de junho de 2009

MARCAS DO DISCIPULADOR:


Antes de tudo, ele é um discípulo!

1. O discipulador ama seus discípulos (Jo 13:1). Por isto, ora por eles, disciplina, elogia, repreende, serve... faz tudo que um pai que ama faz por seus filhos.

2. O discipulador não é perfeito, mas é um modelo; ele se esforça para ser modelo digno. I Co 11:1. A questão das expectativas. Quando eu era mais jovem, tinha meus super-heróis, homens que eu admirava e considerava perfeitos. Eu queria ser como eles, portanto também me esforçava para ser perfeito. À medida em que o tempo passava, descobri que nem eu conseguia ser perfeito – às vezes era um perfeito fracasso em certas áreas! – como também fui me desiludindo com meus super-heróis, um por um. Hoje, ainda tenho meus heróis, mas eles não são super; são de carne e osso, sei que erram, assim como eu. Só sobrou um super-herói: Jesus!

3. O discipulador não é onipresente, é apenas disponível. Corremos atrás do novo convertido. O líder corre atrás de nós. Você não dá comida na boca de um adulto; você o ensina a cozinhar. Veja Jesus no barco, durante a tempestade.

4. O discipulador ensina a Palavra aos discípulos (Jo 17).

5. O discipulador não é imediatista; ele tem visão de longo prazo. É necessário paciência. Um provérbio chinês: “se sua visão é para um ano, plante trigo; se sua visão é para uma década, plante árvores; se sua visão é para toda a vida, plante pessoas”. SE sua visão é para gerações, plante líderes!

Pr.Onésimo Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário