segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O PRINCÍPIO DO TRABALHO

Vivemos em uma sociedade que vê o trabalho como algo ruim, o trabalho é considerado por muitos como um mal necessário, no mínimo, ou até mesmo como uma maldição, nossa história ensina que trabalho é coisa de “gentinha” (negros, índios), o negócio é levar vantagem, dar um jeito de se dar bem, e deixar os “trouxas” trabalharem. O desejo de muitos é se aposentar aos 50 anos e viver o resto da vida sem ter que trabalhar, mas recebendo a aposentadoria. Outros sonham ser funcionários públicos (pois estes não precisam trabalhar, pensam alguns, e ainda têm a estabilidade, ou seja, podem aprontar, mas não podem ser demitidos), outros ainda sonham serem empresários (neste caso não precisarão trabalhar, só mandar...) e quantos sonham em ganhar na mega-sena para ficarem LIVRES DO TRABALHO E NUNCA MAIS TEREM QUE TRABALHAR. A maldição não é o trabalho, mas o sofrimento ao trabalhar – Gn 3:17-19
Precisamos mudar nossa forma de ver o trabalho, pois é uma benção de Deus para nós, foi Ele quem primeiro trabalhou (GN 02:02) e o estabeleceu para o homem desde o princípio, antes mesmo da queda, e é um princípio para a vida feliz. Vemos em Gn 2:15-18 que Deus estabeleceu o trabalho, a recompensa pelo trabalho, os limites para estas recompensas (você não pode ter tudo que quiser, só porque trabalha) e a necessidade de trabalhar em equipe.
Pesquisas científicas tem demonstrado que trabalhar sempre, em algo que gere desafio e satisfação, é uma das coisas importantes para se ter uma vida longa e saudável.
Muitos pensam que Deus trabalhou, descansou e nunca mais trabalhou, mas a verdade é que Ele trabalha, Jesus declara que o trabalho é divino – Jo 5:17.
Como é nossa atitude ao acordar segunda pela manhã? Louvamos a Deus por ter saúde e por termos um emprego, ou murmuramos algo sobre como é difícil ter que levantar e ir ralar?
Trabalho é algo que Deus recompensa – I Co 3:8
1) Conseqüências da preguiça e o ócio:
1.1 – Advertência de Deus Pv 06:06 e 09
1.2 – Destruição – Ec 10:18
1.3 – Frustração – Pv 13:04; :Pv 20:04
1.4 – Sono e Fome – Pv 19:15
1.5 – Morte – Pv 21:25
1.6 – Repreensão por parte dos pastores – 1 Ts 05:14
1.7 – Se meter onde não é chamado – 2 Ts 03:6-12
1.8 – Fofocas – 1 Tm 05:13
2 ) O trabalho proporciona:
2.1 - Sustento – Is 55:2
2.2 - Realização pessoal, um meio de usar minhas habilidades e sentir-me útil, e um meio para a realização dos meus desejos; ou seja, o trabalho pode ser prazeroso – Ec 2:24; 3:13; 9:9
2.3 - Sucesso e enriquecimento – Pv 13:11
2.4 - Reconhecimento dos outros – Pv 31:31
2.5 - Proveito pessoal e comunitário. Qualquer trabalho honesto é proveitoso, e se for bem feito, traz proveito pessoal e para a comunidade – Pv 14:23. O proveito não é só financeiro, mas também a disciplina que aperfeiçoa o caráter, a mente e o físico.
2.6 - Contribuir com a implantação e expansão do Reino de Deus, o que também gera recompensas naturais e espirituais – Rm 16:12, 1 Co 15:58, Hb 06:10
É preciso equilibrar o trabalho com o descanso (Êx 31:15)

Sl 128:2 – o trabalho é bênção!

Você tem um trabalho a fazer? Faça-o com dedicação, faça-o com gratidão, pois é um presente que Deus te deu. Dele vem o seu sustento, e se você fizer bem feito, será bem recompensado (Pv 22:29).

O PRINCÍPIO DA SEMEADURA

Gl 6:6-10
Este é mais um princípio de vida: tudo que fazemos e falamos, é uma semeadura, e volta pra nós como colheita.

Podemos ver este princípio na lei da física (3ª lei de Newton: toda ação gera uma reação de igual valor, porém em sentido contrário), e na natureza, ao observarmos que toda semente produz fruto segundo sua espécie. Gn 1:11

Leis da semeadura:

• Tudo que plantarmos, consciente ou inconscientemente, volta pra nós; então, é preciso avaliar nossas sementes. Ações, palavras e atitudes são sementes. Por exemplo, há pessoas que reclamam de não terem amigos, mas elas não plantam isto na vida de outros. Quem nunca ajuda ninguém, corre o risco de precisar de ajuda e não obter. Outro exemplo: quem vive falando de coisas ruins, falando mal dos outros (o problema é que quem fala mal dos outros para você, fala mal de você para os outros), esta pessoa vai colher maledicência e desconfiança da parte dos outros. Quem é sempre cordial com os outros receberá cordialidade em troca. Já observou que quando você grita com alguém, a tendência é a pessoa gritar mais alto com você? Vejamos Mt 7:12.....esta é a lei e os profetas.
• A colheita tem um tempo (Ec 3:2). Ela na maioria das vezes não é imediata (assim como na natureza), e é isto que leva as pessoas a duvidarem deste princípio. Parte da colheita se dá nesta vida, e parte na eternidade Mt 19:27-29. Por exemplo, todas as boas ações que fazemos, no momento certo, serão revertidas pra nós, nesta vida, e ainda acumulam recompensa nos céus.
• A colheita é sempre maior do que a semeadura (Os 8:7) e (Pv 30:33). Por exemplo, se você plantar um grão de milho, vai colher no mínimo uma espiga, com dezenas de grãos. Então, sempre que for fazer ou falar algo, lembre-se que aquilo voltará pra você multiplicado.
• Deus mesmo se encarrega de fazer funcionar a semeadura (I Co 3:6). A colheita é resultado da bênção de Deus (Gn 26:12-13). Então, muitas vezes semeamos na vida de alguém que sabemos não ter condições de nos devolver, mas Deus fará isto acontecer (Lc 14:12-14 / II Co 9:10).


Nossa semeadura não afeta só a nós, mas também aos que são influenciados por nós (filhos, liderados, funcionários, familiares etc). Todos nós estamos, em alguma medida, colhendo coisas boas e ruins que nossos pais plantaram; e estamos plantando para nossos filhos. Da mesma forma, nossos líderes espirituais plantaram algo em nossas vidas, que hoje estamos colhendo. É isto que chamamos de herança. É muito sério isto. Que tipo de herança estamos deixando pras pessoas que Deus nos confiou?
Às vezes nos perguntamos se vale a pena continuar orando por alguém, ou sendo gentil com alguém que não é, ou servindo fielmente onde aparentemente ninguém vê nossos esforços... hoje eu te digo que vale a pena, você está semeando, não desista antes de colher! (Gl 6:6-10)

Pastores:Onésimo e Renner