segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O PRINCÍPIO DA SEMEADURA

Gl 6:6-10
Este é mais um princípio de vida: tudo que fazemos e falamos, é uma semeadura, e volta pra nós como colheita.

Podemos ver este princípio na lei da física (3ª lei de Newton: toda ação gera uma reação de igual valor, porém em sentido contrário), e na natureza, ao observarmos que toda semente produz fruto segundo sua espécie. Gn 1:11

Leis da semeadura:

• Tudo que plantarmos, consciente ou inconscientemente, volta pra nós; então, é preciso avaliar nossas sementes. Ações, palavras e atitudes são sementes. Por exemplo, há pessoas que reclamam de não terem amigos, mas elas não plantam isto na vida de outros. Quem nunca ajuda ninguém, corre o risco de precisar de ajuda e não obter. Outro exemplo: quem vive falando de coisas ruins, falando mal dos outros (o problema é que quem fala mal dos outros para você, fala mal de você para os outros), esta pessoa vai colher maledicência e desconfiança da parte dos outros. Quem é sempre cordial com os outros receberá cordialidade em troca. Já observou que quando você grita com alguém, a tendência é a pessoa gritar mais alto com você? Vejamos Mt 7:12.....esta é a lei e os profetas.
• A colheita tem um tempo (Ec 3:2). Ela na maioria das vezes não é imediata (assim como na natureza), e é isto que leva as pessoas a duvidarem deste princípio. Parte da colheita se dá nesta vida, e parte na eternidade Mt 19:27-29. Por exemplo, todas as boas ações que fazemos, no momento certo, serão revertidas pra nós, nesta vida, e ainda acumulam recompensa nos céus.
• A colheita é sempre maior do que a semeadura (Os 8:7) e (Pv 30:33). Por exemplo, se você plantar um grão de milho, vai colher no mínimo uma espiga, com dezenas de grãos. Então, sempre que for fazer ou falar algo, lembre-se que aquilo voltará pra você multiplicado.
• Deus mesmo se encarrega de fazer funcionar a semeadura (I Co 3:6). A colheita é resultado da bênção de Deus (Gn 26:12-13). Então, muitas vezes semeamos na vida de alguém que sabemos não ter condições de nos devolver, mas Deus fará isto acontecer (Lc 14:12-14 / II Co 9:10).


Nossa semeadura não afeta só a nós, mas também aos que são influenciados por nós (filhos, liderados, funcionários, familiares etc). Todos nós estamos, em alguma medida, colhendo coisas boas e ruins que nossos pais plantaram; e estamos plantando para nossos filhos. Da mesma forma, nossos líderes espirituais plantaram algo em nossas vidas, que hoje estamos colhendo. É isto que chamamos de herança. É muito sério isto. Que tipo de herança estamos deixando pras pessoas que Deus nos confiou?
Às vezes nos perguntamos se vale a pena continuar orando por alguém, ou sendo gentil com alguém que não é, ou servindo fielmente onde aparentemente ninguém vê nossos esforços... hoje eu te digo que vale a pena, você está semeando, não desista antes de colher! (Gl 6:6-10)

Pastores:Onésimo e Renner

Nenhum comentário:

Postar um comentário