quarta-feira, 24 de março de 2010

COMO DEVEMOS ORAR

Mateus 6:9-14

9 Portanto, vós orareis assim:
Pai nosso, que estás nos céus,
santificado seja o teu nome;
10 venha o teu reino;
faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
11 o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
12 e perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
13 e não nos deixes cair em tentação;
mas livra-nos do mal
[pois teu é o reinod, o poder e a glória para sempre. Amém]!
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará;
15 se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

Orareis assim: Esta oração é formada com uma invocação inicial e sete petições. As três primeiras se referem a Deus (o teu nome, o teu reino, a tua vontade); as outras quatro se referem aos homens, com forma e sentido comunitários (nós).

A chamada oração do “Pai Nosso” deveria ser um estilo de vida pra nós, discípulos de Jesus, pois ele disse vós orareis assim. Infelizmente, nós não damos a ela a devida atenção. E quando lembramos dela, a usamos como uma reza, um amontoado de frases decoradas. Temos falhado em compreender e em orar como Jesus nos ensinou. Hoje estudaremos um pouco sobre o modelo de oração que Jesus nos deu, com a esperança de nos aproximarmos mais de nosso Pai que está no céu.
Nossa ênfase será no tema que está implícito em toda a oração: a santidade do Senhor.
O verdadeiro adorador compreende que Deus é santo. E assim, sua oração é permeada por humildade e arrependimento. Se há algo que não combina com oração é arrogância. Quando reconhecemos a santidade do Senhor, a única opção que nos resta é o arrependimento. Arrependimento é algo que as pessoas nao gostam. Arrependimento dói, humilha. Mas é algo tão fundamental que permeia toda a oração do Senhor. Veja:
9 Portanto, vós orareis assim:
Pai nosso, que estás nos céus,
santificado seja o teu nome;
Ou seja, que minha vida santifique o teu nome, que eu viva de modo digno do Senhor. Arrependo-me de envergonhar teu nome com minhas falhas.
10 venha o teu reino;
faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
que tu sejas, de fato, Senhor, e chega de eu buscar minha vontade, eu escolho a tua.

11 o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
Eu me arrependo de minha autossuficiência, eu reconheço que dependo do Senhor em tudo, o tempo todo.
12 e perdoa-nos as nossas dívidas,
assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
eu me arrependo e confesso meus pecados.
13 e não nos deixes cair em tentação;
mas livra-nos do mal
Reconheço que sou fraco, pecador, sujeito a cair, se o Senhor não me guardar.
[pois teu é o reinod, o poder e a glória para sempre. Amém]!
Eu me arrependo de buscar estas três coisas que pertencem só a ti!

A primeira coisa de que devemos nos arrepender é por orarmos tão pouco, e tão mal, com tantos motivos errados.
Jesus disse orareis, mas não oramos. Ele disse, orareis assim, mas oramos de outras formas; ele nos deu o conteúdo da oração, mas estamos preocupados em pedir outras coisas. Misericórdia!!!
Segundo, devemos entender que o arrependimento é o caminho pra vermos a glória de Deus se manifestando em nossas vidas. Veja Hb 12:14. Este texto pode significar que sem santidade, não iremos pro céu, nunca veremos o Senhor. Ou ainda, que sem santidade ninguém o verá em nossa vida; ou talvez signifique que sem santidade, não veremos a glória do Senhor se manifestando em nossas vidas. Pessoalmente, acredito nas três interpretações.
Terceiro, a oração é coletiva. Os verbos estão no plural. Assim, o arrependimento não deve ser algo apenas pessoal, mas coletivo. Não somos chamados a nos arrepender apenas por nossos pecados individuais, mas pelos pecados de nossas famílias, de nossa nação, de nossa geração, de nossos irmãos. Se estudarmos as orações dos profetas, veremos que eles sempre oravam arrependendo-se por seus antepassados, por sua nação (veja Dn 9). Nesses dias, creio que Deus está nos chamando a chorarmos e arrependermos por tantos pecados que temos cometido individualmente; confessarmos os pecados da igreja do Senhor; confessarmos os pecados de nossas famílias (quais são os pecados mais comuns em sua família?); confessarmos os pecados de nossa cidade, de nossa nação, de nossa geração!
Se começarmos a orar humildemente, expressando o genuíno arrependimento, veremos a glória do Senhor como nunca vimos (II Cr 7:14). Quem está disposto a orar como Jesus nos ensinou? Quem está disposto a arrepender-se por sua falta de oração, por suas orações erradas, por seus pecados, e pelos pecados do nosso povo?
Pr.Onésimo Ferraz e Renner Fidelis