terça-feira, 29 de setembro de 2009

PRINCÍPIO DE VIDA: OBEDIÊNCIA

• O nosso alfabeto e o alfabeto de Deus.
• “Eis que coloco diante de ti a benção e a maldição...” - Dt 28:1-14 / Dt. 11:26-28
• Obedecer é melhor que sacrificar (louvor, oração, jejum...) - I Sm 15:22
• “...sois meus amigos se...” Jo. 15: 14
• Obedecer nem sempre é fácil – não! Obedecer NÃO é fácil, é difícil! Vai contra nossa natureza, que quer ser independente, “dono do seu próprio nariz”, fazer o que quer, que não quer autoridade.
• Mito: mentira branca – meia mentira ou meia verdade: é mentira.
Obediência parcial é desobediência.

VAMOS LEMBRAR?
• Rei Saul – I Sm 15 (pgs. 339, 340) - obediência parcial.
• Jonas (desobediência total).
Suas experiências o ensinaram que devia escolher o caminho de Deus –
qualquer outro é afligido por sofrimento e tragédia.
1a. – foi a tempestade, (Deus usou Jonas para fazer que marinheiros pagãos passassem a conhece-Lo);
2a. – Jonas 1:17 – o grande peixe – foi o segundo esforço de Deus para leva-lo a obedecer o propósito divino.
• Jesus acalma a tempestade – Mc. 4:35-41 - obediência.
Vers. 35 – Os discípulos obedeceram à ordem de Jesus, “passemos para a outra margem”, quando a tempestade sobreveio.
Obedecer não significa se livrar das tempestades da vida (parece com: ser dizimista = não vou ter problemas financeiros) – mas, quando obedecemos, Jesus está conosco para ajudar-nos a atravessá-los. Algumas vezes Ele nos livra das dificuldades. Outras vezes nos dá graça para suportá-las.

OBEDECER QUEM?
• A Deus – Josué 24:24; Atos 5:29
• À Sua Palavra – I Sm 15:22; Salmo 103:20
• Filhos aos pais – Ef. 6:1
• Servos aos senhores – Ef. 6:5; Cl 3:22; Tt 2:9
• Aos guias – Heb 13:17
• Às autoridades – Tt 3:1


Obedecer traz-nos gozo contínuo de Cristo e nos torna completos – Jo 15:9-11
Pr.Helimênia Liah Ferraz

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O PRINCÍPIO DA MORDOMIA


Deus é o dono do universo (Sl 24:1). Ele confiou a terra aos seres humanos. Somos mordomos, ou administradores de tudo que pertence ao Senhor.
Se há uma crise em nossa geração, é a crise da irresponsabilidade. Faltam administradores responsáveis. O ser humano não tem sido capaz de administrar nem os recursos do planeta em que vive, nem sua própria vida. Os políticos não administram com responsabilidade os bens do povo que os elege. Deus precisa levantar administradores fiéis em nosso meio.
Onde começou a crise da administração? Gn 1:26-31; 2:15-3:19.
Deus deu a Adão privilégios incríveis: nomear, guardar, cuidar e desfrutar. Mas Adão é o exemplo do administrador irresponsável, que não guardou o jardim, não guardou a esposa, amou mais a esposa do que a Deus e errou conscientemente (I Tm 2:14), fugiu da prestação de contas, culpou a mulher, culpou a Deus e não admitiu seu erro.
Imagine um gerente de uma empresa que recebesse uma loja nova, cheia de recursos e com muitos clientes, para que ele a administrasse. O patrão lhe daria autoridade sobre tudo, liberdade pra trabalhar, um funcionário pra liderar, e um único pedido: seja honesto! O gerente então larga o funcionário sozinho, passando seus dias no escritório curtindo o ar condicionado e a Internet. Um dia ele pega o funcionário roubando dinheiro do caixa. Ao invés de demiti-lo, ele passa a roubar também. Quando o patrão descobre, ele foge. E quando encontrado, joga a culpa no funcionário, e ainda diz pro patrão: foi o senhor quem o contratou!
Tragicamente, até hoje, muitos homens e mulheres estão agindo como Adão, omitindo-se de suas responsabilidades, e administrando mal suas vidas.
Como ser um bom administrador? Lc 12:42-48
1. Saber que tudo que somos, fazemos e temos tem valor pra Deus. Exemplos: nossos filhos não sabem o quanto custou pra nós o atual padrão de vida deles; precisamos ensinar-lhes isto. O mesmo se aplica à igreja: você não sabe o quanto custou aos que vieram antes de você tudo o que estamos vivendo agora. Da mesma forma, sua vida, sua salvação, seus bens e família têm muito valor para Deus.
2. Temos que cuidar de tudo que temos com o máximo de responsabilidade, pois o que temos não é nosso. Como você cuida de algo que não é seu? Exemplo: Como você cuida de um carro emprestado? O tudo que temos que cuidar inclui tudo mesmo, mas vamos dar alguns exemplos:
• O corpo: você cuida de sua saúde? Como anda sua alimentação? E a forma física? Você descansa? Tem vícios? O corpo do cristão pertence ao Senhor (I Co 6:19-20), e o do casado pertence ao cônjuge (I Co 7:4).
• A mente: você tem dado bons alimentos para sua mente? Ou fica só na TV? Quantos livros lê por ano? Está estudando?
• O cônjuge: o que seu esposo(a) responderia se eu lhe perguntasse agora: seu esposo(a) lhe faz feliz? Dt 24:5
• Os filhos: será que já entendemos que não estamos criando filhos pra nós, mas para o Senhor? Há uma frase interessante circulando na Internet: todo mundo falando em deixar um planeta melhor para nossos filhos, mas ninguém fala em deixar filhos melhores para o planeta. Sl 78:4-6 / Pv 22:6 / Ef 6:4
• O dinheiro: esta é uma questão profundamente espiritual. Como lidamos com o dinheiro? Estamos procurando ser bons administradores? Viver livre de dívidas? Gastar menos do que ganhamos? Somos generosos? Fiéis nos dízimos e ofertas? E mais: nosso orçamento é a prova de nossas prioridades.
• Os bens: zelamos por aquilo que Deus tem nos dado? Usamos para sua obra?
• O tempo: o que temos feito com esta dádiva inestimável?
• O ministério: temos dado o melhor pra Deus, ou o que sobra? Somos excelentes, ou relaxados? Jr 48:10
3. Não fugir dos problemas, mas resolvê-los com a ajuda do Senhor. Sempre teremos problemas pra resolver, e a omissão não ajuda em nada.
4. Administrar segundo as regras do dono, não as nossas, e dar lucro a ele. Não dar prejuízo, mas trazer lucro ao dono do que temos. Usarmos o que ele nos permite, com gratidão. Usar, não abusar. Exemplos: Deus é dono de nosso tempo, e nos pediu um dia de cada sete; Deus é dono de nosso dinheiro, e nos pediu o dízimo e as ofertas.
5. Pouco ou muito, fazer o melhor com o que o Senhor pôs em suas mãos. Há pessoas que vivem murmurando que têm pouco, invejando os que têm muito, e não são fiéis no pouco. Nunca serão colocados no muito! Veja Mt 25:21 e Lc 16:10. Precisamos lembrar de José, que foi fiel na escassez e na abundância. Lembrar que bons administradores conquistam a confiança do Senhor. E como o Senhor recompensa os bons administradores? Dá-lhes privilégios e mais responsabilidades! Quanto maior a responsabilidade, maior a cobrança.

Vamos prestar contas um dia. Deus é um investidor inteligente, e ele quer retorno do que tem investido em nós. Receberemos repreensão ou elogio e recompensa. Que tipo de administrador você tem sido?
Pr.Onésimo Ferraz