quarta-feira, 22 de abril de 2009

Isaque e Rebeca: princípios para o casamento. Gn 24.


PRINCÍPIOS:
1. O papel orientador dos pais, que devem criar seus filhos para serem adultos autônomos, saudáveis, ajudando-os na escolha do cônjuge. Nossa igreja não controla namoros. Esta função é dos pais. Nosso papel é orientar. É claro que os membros da igreja deveriam buscar orientação de sua liderança. Pessoas que tem ministério precisam considerar com mais seriedade ainda suas escolhas e ações.
2. Não se ponha em jugo desigual. Etimologia e implicações de cônjuge. Valores, sonhos...
3. Existe um príncipe ou princesa encantada? Não, mas existem pessoas certas e pessoas erradas. Por isto, depender da orientação do Espírito Santo.
4. A questão da idade: não existe uma idade certa, isto depende muito de fatores culturais, da educação que cada família dá, e das prioridades do jovem. Mas a Bíblia nos mostra que Isaque tinha 40 anos (Gn 25:20), que na cultura bíblica é a idade da maturidade. A Bíblia não fala da idade de Rebeca, até porque a ênfase é no provedor. Mas ela tinha características que a habilitavam a ser uma esposa. O princípio é que o casal tenha condições físicas, mentais, emocionais e financeiras mínimas para o casamento. Se tiverem isto aos dezesseis anos, que se casem! Se não tiver aos 30, por favor, não case!!! As moças antes casavam aos 14, e hoje?
5. O noivo: tinha a liberação do pai, era maduro, tinha condições de prover, e era um homem de Deus.
6. A noiva: era moça, virgem, tinha a permissão da família, era trabalhadora, serva. Um camelo bebe até 120 litros d’água em 10 minutos. O servo de Abraão tinha 10 camelos. Se cada um bebeu 100 litros, então foram 1000 litros. Se o cântaro de Rebeca continha 20 litros, ela teve que encher o cântaro 50 vezes. Rebeca enfrentou um teste dificílimo!
7. A questão do namoro: não houve namoro, porque isto não existia naquela cultura. Eles se casaram direto, e logo foram para a tenda. Mas como não é assim em nossa cultura, prevalece o ensino da santidade, da não fornicação. E o único jeito que eu conheço, e que funciona pra mim, de não me abrasar no contato com uma mulher, é não tocar nela. Conversando com moças, eu percebo uma ingenuidade quanto ao funcionamento da sexualidade masculina. Os jovens da igreja deveriam ficar no nível da amizade apenas, até que tivessem condições mínimas de projetar um casamento. Portanto, o namoro cristão deve ser um tempo de diálogo, de conhecimento mútuo, de respeito, e não de contato físico. Se o casal se casar, terá décadas para se tocar de todas as formas que quiserem; se não se casarem, não terão a consciência manchada por terem avançado para uma intimidade prematura.


Exorto aos pais que assumam seu papel de mentores dos filhos; exorto aos líderes que sejam como o mordomo de Abraão, e sejam usados por Deus para ajudar os solteiros; e exorto aos jovens que saibam esperar o tempo de Deus para se envolverem no romance segundo os princípios de Deus. Saibam ouvir seus pais, saibam ouvir seus líderes, aguardem seu companheiro como Isaque aguardou Rebeca: em comunhão com Deus.

Pr.Onésimo Ferraz.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Elias e o esgotamento emocional (I Rs 19)


Após um dos eventos mais incríveis de toda a Bíblia, Elias, no auge de seu ministério, se acovarda com uma ameaça da rainha, foge, entra em depressão e pede a morte.
Elias viveu uma crise de esgotamento emocional
A caverna: isolamento, fuga da pressão.

7 princípios para vencer o esgotamento emocional:

1. Não ficar só. Não há super-heróis no Reino de Deus. V 3 Líderes precisam de amigos, de diversão, de companhia, de descanso.
2. Comer a comida dos céus: pão (Palavra) e água (Espírito)
3. Cuidado com o orgulho, achar que é o mais santo, o mais zeloso, que ninguém se importa como você V 10
4. Ouvir a voz de Deus, que se manifesta de formas diferentes. Você pode ser um fazedor de chuva, alguém acostumado a grandes manifestações da presença de Deus, mas sempre vai precisar da voz tranqüila em sua vida.
5. Não dar tempo no ministério. As pausas são perigosas, pergunte a Davi.
6. Fazer discípulos: temos que deixar um legado, transmitir o que recebemos, alcançar a próxima geração; nosso ministério não é um fim em si mesmo.
7. Completar nossa missão antes do arrebatamento (completar: Jesus em Jo 17:4, Paulo em II Tm 4:7)


Elias: saia da caverna! Deus tem mais trabalho pra você!



Pr.Onésimo Ferraz